É nas PMEs, que o trabalho da consultoria pode dar sua maior contribuição.
Com a confiança e o apoio do empresário (e do seu time de gestores), grandes transformações podem ser realizadas, seja para ajustar algum aspecto específico do negócio, seja para implementar um plano de transformação abrangente prevendo mudanças por toda a empresa.
Desde muito cedo me encantei pela atividade de consultoria. Achava incrível poder ajudar as empresas, e as pessoas que nelas trabalham, a buscar soluções para as suas dificuldades e a encontrar melhores caminhos para seu desenvolvimento. Ainda no quarto ano da faculdade, em 1993, já era o meu objetivo fazer carreira nessa área.
E assim foi, começando em 1995, tenho tido o prazer de participar de uma grande variedade de projetos em gestão empresarial, em empresas de todos os tipos, tamanhos e níveis de maturidade. Empresas familiares, profissionalizadas, pequenas, médias e grandes, e em diversos segmentos (por exemplo: Mercado Financeiro e de Capitais, Siderurgia, Energia Elétrica, Têxtil, Álcool e açúcar, Associações, Alimentação Coletiva, Construção Civil, Telecomunicações, Logística, Mercado Editorial, Importação, Metalurgia, entre outros).
Posso afirmar que o aprendizado que tive com essas experiências foi muito grande. Em projetos de consultoria, o consultor aprende muito, às vezes mais do que as empresas e pessoas que apoia. São diferentes modelos de negócio, processos, tecnologias, mercados, estratégias, pessoas, situações e desafios! Por isso, me vejo como um especialista em gestão de negócios, com grande capacidade de adaptação dos meus conhecimentos, experiência e habilidades às demandas dos mais variados segmentos e tipos de empresa.
Naturalmente, ao longo dos projetos de consultoria, acabava construindo relações de confiança com os profissionais da empresa, seus gestores, executivos e até mesmo com o empresário “dono do negócio”. Com frequência, esse “ambiente seguro” era usado por esses profissionais para desabafar sobre situações fora do escopo dos trabalhos da consultoria, mas sobre as quais gostariam de ouvir uma opinião ou ter algum tipo de orientação. Em alguns casos era algo pontual, em outros, durava meses. Sem que isso estivesse muito claro naquela época, de certa forma, já atuava como mentor dessas pessoas. Atividade essa, que hoje desenvolvo de forma mais estruturada e direcionada.
Tive também experiência como executivo em duas empresas, uma de consultoria (Diretor Técnico e de Operações), a outra uma corretora de valores do mercado de capitais (Diretor de Integridade e, depois, Diretor Geral). Foram anos muito intensos de vivências que me deram a perspectiva de quem está do lado de dentro das empresas (ao contrário do consultor, que é alguém de fora), exigindo de mim a adaptação a uma dinâmica completamente diferente para conseguir resultados.
Para complementar meu perfil, deixo minha formação acadêmica: Especialização em Inovação pela Hult International Business School, Dubai, Emirados Árabes Unidos, MBA pela Arthur D. Little School of Management / Hult International Business School, EUA. Pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV-SP e Engenheiro de Produção pela Universidade Paulista.
Contamos com uma rede de consultores associados com múltiplas especialidades e experiência comprovada.
Quando é identificada alguma necessidade específica, esses consultores são acionados para participar dos projetos, sempre sob a minha coordenação (sócio). Essa contribuição é muito importante e traz resultados significativos.
Mas não qualquer transformação!
Uma transformação planejada, na direção certa e do tamanho adequado.
Nossa missão, por meio da consultoria em gestão empresarial e da mentoria de negócios, é levar o seu negócio do estado atual a um estado futuro melhor!
O que será o estado futuro melhor, depende das necessidades e do momento de cada negócio, mas pode ser, por exemplo: ter uma estratégia e uma direção clara a seguir, ser mais eficaz, mais eficiente, mais competitivo, mais preparado para suportar o crescimento, com riscos reduzidos, melhores resultados, maior previsibilidade e controle financeiro, processos mais controlados, pessoas mais engajadas, entre tantos outros.